Silêncio Conveniente
Mais um carnaval chegou ao fim. Esse foi mais especial para mim por ter sido o de número 30 que participei. Depois de tantos anos comandando trios, tenho a preocupação de que, se nada for feito, o modelo que transformou nosso carnaval na maior festa do planeta pode estar com os seus dias contados.
O carnaval que se encerrou em Salvador perdeu totalmente o sentido que o transformou em uma manifestação popular de alcance internacional. O elemento mais importante da festa, até hoje, sempre foi o folião de rua. Por essa razão, Salvador passou a ser desejada, dentre outros motivos, por possuir um fantástico carnaval de rua.
O que vi de cima do trio esse ano, foi mais uma festa indiscutivelmente grandiosa, comandada por grandes artistas de diversos estilos musicais, que movimentou economicamente a cidade, mas com cada vez menos apelo popular.
Só posso falar do circuito Barra/Ondina, que é o que tenho desfilado nos últimos dez anos. O que aconteceu por lá, no meu entender, passou do limite do que se possa chamar de razoável. Engarrafamentos e atrasos não são uma novidade dos dias atuais, eles sempre existiram. Esse foi, inclusive, o motivo do surgimento, no passado, de uma fila que, até hoje, ordena o desfile dos blocos.
Há alguns anos se fala que o carnaval de Salvador está privatizado pelos blocos. A minha opinião sempre foi divergente. Vejo os blocos como os grandes responsáveis pelo surgimento dos artistas que levaram a música das ruas de Salvador para o mundo. Nenhum de nós conseguiria chegar aonde chegou sem o apoio deles. Portanto, mesmo sabendo que muitos pensam diferente de mim, não acho os blocos de trio os vilões dessa história. Ainda defendo que continuam sendo fundamentais.
Para mim, o que hoje determina a desconfiguração do nosso carnaval é a dinâmica imposta à festa pela evolução dos camarotes. No desfile deste ano, apesar de algumas quebras de trios, a relação artista / camarote, foi a maior responsável pelo monumental atraso ocorrido. Ressalto que não sou contra a existência de camarotes, muito pelo contrário. Há 10 anos exploro um espaço aonde monto um. Esse ano funcionou lá o de minha amiga Claudia Leitte. Discordo é da maneira como eles estão interferindo na festa.
Atualmente, cada vez mais artistas se tornam donos ou parceiros de algum camarote. Até aí nada de errado, se esses espaços fizessem parte da festa de rua como uma opção para quem preferisse curtir com todos os confortos que eles oferecem.
Hoje, o fluxo do desfile está sendo ditado não mais pelos foliões das ruas. Cada artista, ao chegar em frente ao seu camarote, passa a fazer um show, quase que exclusivo, para os que lá estão, como se nada mais no circuito importasse. Alguns deles contam hoje com passarelas que transportam as atrações para dentro, onde as apresentações são feitas, sem levar em conta quem está nas ruas.
Fico me perguntando o que passa na cabeça de um folião que pagou por um abadá, é obrigado a ver o trio parar e esperar que o show exclusivo para o camarote aconteça. O grande barato de um trio elétrico é o fato dele ter rodas e acho que o que leva alguém a sair em um bloco é poder comprovar que atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. Um trio parado vira uma coisa sem a menor graça.
Imagino também o que pensa o folião pipoca que, atualmente, no circuito Barra / Ondina passou a não ter a menor importância. Se no camarote tiver gente, já basta.
O comportamento de meus amigos e colegas com relação a isso me preocupa. Apesar do atraso prejudicar a maioria, sinto um certo silêncio conveniente que me incomoda.
Esse ano teve apresentação exclusiva que durou quase uma hora. Acho inconcebível um trio elétrico parado por tanto tempo em um circuito que é para ser feito com ele andando. Enquanto uma minoria usufrui daquele momento, por vezes ocupado por discursos vazios e rasgações de seda sem a menor importância, milhares de pessoas ficam reféns da boa vontade de alguns que esqueceram que o carnaval de Salvador é uma festa de rua e deve ser feita prioritariamente para quem lá está.
A trilha sonora do carnaval já não saiu mais só das ruas. Os trios competem hoje com o som vindo de palcos montados em camarotes, o que aumenta o caos sonoro. Seria muito bom se os desfiles voltassem a ser feitos para todos. Para os foliões que pagam abadás, para o pessoal que fica na pipoca e para as pessoas que queiram assistir a festa de camarotes, varandas ou janelas. Os artistas que quiserem dar um “plus” a mais aos clientes dos seus camarotes, que acabem o desfile e voltem para lá. Aí sim, em um espaço privado, façam um show somente para quem estiver dentro. Outra alternativa é trocar o desfile da rua por shows em seus camarotes. O que não pode continuar a acontecer é a rua ser transformada em trampolim para apresentações dirigidas a uma minoria, sob pena de, nós, artistas que fomos fundamentais para tornar nossa festa tão cobiçada, sermos transformados nos verdadeiros vilões.
Sei que posso ser mal interpretado por alguns, mas nunca deixei de manifestar meus pensamentos. Não me excluo do problema. Muitas vezes, de cima do trio, me peguei cantando somente para o lado onde estão os camarotes. Apenas quero provocar na cabeça das pessoas uma reflexão. Já ficarei satisfeito se, no próximo ano, pelo menos algum artista, ao passar em frente a um camarote, lembrar que atrás do trio dele vem uma multidão que quer seguir em frente. Se nada for feito, correremos o risco de ouvir os nossos foliões dizerem os versos de um dos inúmeros sucessos do chicletão: “a fila andou, eu te falei, não deu valor, como eu te amei, agora chora, você já me perdeu, tou fora!!!”
Que venha 2012!
Ricardo Chaves
Não tiro uma palavra do que você escreveu aqui, Ricardo. Esse ano inclusive fiz uma reclamação junto à assessoria do Asa sobre isso. É frustrante pagar até R$800 por um dia de bloco, e não ter a atenção que nós merecemos.
concordo, mas tbm acho que, como muitos, o carnaval de ssa ta cada vez mais privatizado…
acho que nao tem necessidade de alguns blocos e camarotes chegarem a cobrar preços abusivos por um dia de folia, sendo que muitos destes sao recheados de patrocinadores, o que deveria diminuir o valor do abadá…
mas a ganância de muitos artistas fala mais alto.
Muito bom texto!! Refleti perfeitamente o q está acontecendo no carnaval de SSA!! Principalmente no circuito Barra-Ondina!!
Parabéns!!
Esse foi o primeiro ano em que pulei o carnaval de salvador , gostei muito do que vi lah , porém realmente essa "paradona" trazia muito transtornos porque o bloco que pulei na quinta quando passava em um setor que não tinha camarote, parece que ligave o turbo e corria muuuuito, eu mal consiguia parar e comprar uma cerveja, fora os empurões que os seguranças da frente do triu davam para abri logo passagem. muito derespeito com o folião.
concordo com vc! o carnaval é para o povo. e para os blocos não para camarotes . quem quer luxo não sai de casa.brinco carnaval desde 1 ano de idade hj tenho 50 e continuo brincando pq amo carnaval. tb acho que tem que rever os valores cobrados dos blocos. carnaval foi feito pra pular. se não aguenta pra quer foi pra rua. concordo] com seu comentarios, sobre o carnaval deste ano acompanhei pelo twitter pq estou na espanha. mais no prox estarei com vc. deste a banda eva que te sigo. ja passei pelo corujas , hj desde o 1º ano do bicho que saiu.buanas sorte bjitos
Concordo em genero, grau e número! Acho uma bizarrice isso que alguns artistas estão fazendo, camarote é pra quem quer conforto ou não pode ficar tanto tempo andando atrás do trio e não um palco especial onde se deve parar e fazer show esclusivos/privados, esquecendo dos que realmente tiraram seus dias para ficar com eles atras do trio,se dedicando e ficando todo doído,so pra fazer a alegria! Mas agora a sensação é o camarote! Tem que dar atenção a quem está toda hora com eles, seja no trio, pipoca…
Parabens, Ricardo, pelo otimo texto!
Concordo absolutamente contigo RC, o que o DURVAL LELYS fez com os seus associados do bloco "me abraça e do cocobambu" foi sacanagem 1º ele subiu em todos os camarotes na passarela que o mesmo enventou esquecendo dos trios e dos blocos que vem atras engarrafando todinha a av. outra decepção foi Daniela Mercury que faz um teatro em cima do trio deixando quem fica atras pessimo pois eh cansativo para todos do foliao ao cantor. Sem contar tudo isso ainda SOMOS OBRIGADOS A ESCUTAR 999 vezes QUEBRA AE, REICICLAVEL e SIMBORA.ABRAÇOS!!!
Por isso que eu acho Ricardo Chaves o Bichoooooooooooooooooo
Belo Texto! porém queria complementar que após ler alguns comentarios vi que tem gente completamente radical em relação a camarotes, o que aconteçe é uma relação normal do mundo capitalista, ter camarote é normal e perfeitamente cabivél…é completamente inadimissível chegarmos para dizer que não devemos ter camarote, ou que os blocos são totalmente caros (o que é uma verdade)..porém temos que entender a lei natural da eferta e procura…os blocos estão caros, pela alta procura, e essa alta procura é construida por uma historia ao longo dos anos…se não queremos caros, não compremos…isso irá baixar os preços…quanto a camarote, não seria justa vc que trabalhou..passou em um concurso, ou construiu uma historia financeira sólida ter um privilegio comparado a aqueles que nada fizeram?..claro que sim, mesmo pq existem pessoas com não curtem ta lá em baixo, pela idade ou outra razão qualquer…o que tem que ser acabado e controlado é realmente essa palhaçada de vermos blocos passando mais de uma hora parado para privilegiar esses camarotes…camarotes devem sim existir, mais só o fato de existirem e terem o conforto que eles tem, já é privilegio por si só…não é necessário ter artista fazendo show particular para eles..até mesmo pq tem bandas la dentro que fazem isso…o bloco foi feito para andar e privilegiar por igual todos…os que poderam e conseguiram comprar um bloco, os que estão no camarote e já estão sendo privilegiados por isso e principalmente o folião da rua…que este sim, muitas vezes só tem aquela oportunidade para verem os seis ídolos, o que devemos para é de hiprocresia de não reconhecer a lei natural das coisas…acho que devia criar uma comissão para pensar justamente na solução dessas paradas sem noção…um belo ano para todos e Ricardo chaves…vc sim é o cara..parabéns por tudo…
Ricardo vc falou exatamente o que muito de nos achamos, reclamamos mas nao somos ouvidos!!!espero de verdade que o carnaval de salvador repense mesmo sobre esta festa grandiosa e acerte os ponteiros p os proximos anos!!!!rnaval eh uma festa p todos!!!!
Muuuuuuuuuito bem abordado o seu assunto Ricardo. Isso acontece muito frequentemente, não só no carnaval de Salvador, mas em outros também. Só não vejo isso acontecendo aqui em Natal/RN no Carnatal. Espero que os artistas leiam isso e interprete coomo uma critica construtiva e se toquem do que está ocorrendo. Você é o CARA, você é o REI, você é o BIIIIICHO! Por isso que Natal/RN te segue e te respeita demaais . Parabééns Ricardo Chaves.
Parabéns, concordo com tudo!!!!!
Particularmente o carnaval de Salvador nunca me atraiu por esses exageros e muitos outros motivos.
Deve ser por isso que o carnatal (Natal/RN) é o maior carnaval fora de época do mundo. Aqui não se essa falta de respeito com os foliões.
Parabéns pela iniciativa.
Ricardo, otimo texto. Mudei da Bahia para os Estados Unidos a cerca de 11 anos atras, mas como toda boa baiana acompanhannho o carnaval de salvador daqui. Durante esses 11 anos muita coisa mudou nele, para melhor e para pior. Para melhor vejo os grandes artistas da axe music utilizando equipamentos que antes so eram usados fora do pais ou no trecho Rio Saulo. A tecnologia chegou para ficar no carnaval da bahia, mas o crescimento do fluxo de turista no carnaval de Salvador, nao esta sendo levado em conta. Me lembro quando so havia o circuito do campo grande e de repente os trios comecaram a ir para o farol da barra, eu folia na epoca, as vezes ficava na barra horas esperando um trio. Depois o circuito foi extendido para Ondina, a passagem do trios tinha horas de espera. A partir de 1994 o circuito Barra- ondina se concretizou e cpom ele os grandes hoteis descobriram um filao de demenda que eles nao tinham ideia que existia, desde entao a quantidade camarotes vem se multiplicando a cada ano. Assim como os blocos. Concordo com voce quando fala que o camarote e uma boa iniciativa, pois sou casada com um americnao que nunca passou carnaval em Salvador, e sei que para ele a experiencia da pipoca nao seria agradavel, pois por aqui eles nao estao acostumados com multidoes, mas vejo os camarotes hoje no carnaval de Salvador com uma vitrine dos camarotes do sambodromo do Rio de Janeiro o que descaracteriza a manifestacao popular que e o verdadeiro carnaval soteropolitano. Acho que os artistas da axe music e pormoters de Salvador devem ter os seus camarotes, mas acho inaceitavel um artista sair do trio durant eo percurso para ir ate o camarote. Pois trabalhei com producao de musica e quando se faz shows em palcos, seja de axe ou de qualquer ou estila de musica o artista tem um repertorio que tem que ser seguido e acredito que quando um show e marcado num palco e todos os ingressos sao vendidos, nenhum artista simplesmente toca um pouco e abandona o palco, pois sabe que aquele publico vai se chatear e protestar, por isso vale dizer que nao so o foliao que comprou um abada que nao e barato, mas como tambem o folio pipoca merecem respeito, o trio e como um palco, para qualquer artista um lugar de trabalho. Para os que compraram o passe para estar num camarote ou foram convidados a estar ali, decidiram-se por esta opcao porque nao que estar na multidao, entao tem que pagar o preco de ter menos contato com o artista, ja que o palco daquele show e o TRIO ELETRICO. Espero tamebm que um dia o carnaval de Salvador aumente o respeito pelos artistas que nao estao na midia, pois todos os grandes nomes da axe music um dia nao eram tao conhecidos assim.
LINDO…LINDO…LINDO…SEM MAIS!
PERFEITO!!!!!!!!!!
PARABÉNS RICARDO!
Você é O Rei mesmo! Que belo depoimento! Parabéns. Já escutei de amigos que todos os anos estão no Carnaval de Salvador e também já vi na TV e internet e percebi tudo isso que foi mencionado acima. No Carnatal não existe isso..é feito para todos os públicos, pagantes ou não dos blocos! E sei que continuará assim =)
Concordo totalmente. Esse ano eu vi o trio de Armandinho ter que pedir para um camarote do fim do circuito baixar o som do funk em respeito a eles. Fiquei chocada? Aliás, tem camarote que nem deveria estar no circuito. Por que não montam seu circo na Garibaldi?? Quem vai pra esses lugares muitas vezes nem olha pra ver o que tá rolando do lado de fora. E os artistas que ficam parando pra puxar o saco de Deus e o mundo?? Depois querem acelerar o trio atropelando seus foliões e tirando a graça do Carnaval. Como vc disse na entrevista na TVE, trio é para andar. TRio parado é ruim pra todo mundo. Meus parabéns.
Eu concordo e discordo em alguns pontos.O Carnaval deixou de ser uma festa popular a muito tempo…O povo só tem direito a tomar porrada de polícia e ficar espremido nas cordas.Infelizmente pra isso não tem remédio.Hoje só tem espaço quem tem maior apelo popular ou maior saldo bancário.Outra coisa errada é que no carnaval deveria haver um centro de captação de recursos(patrocínio),monitorado pelo estado ou outro orgão regulador e esses valores deveriam ser repassados a todos os artistas em direitos de Igualdade. Porque o carnaval não é a festa de Ivete Sangalo,Chiclete,Asa etc.E sim de todos os artistas! É claro que o apelo desses artistas desperta maior interesse das marcas.E aí a gente se pergunta,como viabilizar o Carnaval de Luís caldas,de Armandinho,de Morais e de tantos outros da nova geração que tem muito talento e pouco espaço? Realmente o carnaval precisa de um freio de arrumação.Acho que os camarotes sempre existiram e devem continuar,contanto que não atrapalhem o andamento dos blocos com seus shows particulares.Sem mais…
Concordo com tudo amigo… Espero que o CARNATAL não fique assim tbm… Abç!
Você Ricardo esta toda razão e o seu pensamento traduz o pensamento de milhares de pessoas que estiveram no carnaval de Salvador deste ano.
Os blocos ficaram muito tempo parados e isso é muito chato por mais que o artista tente manter os associados animados, chega uma hora que não dá mais.
Continue com sua luta e esteja certo de que não esta sózinho.
Show, concordo em gênero, número e grau!
CONCORDO PLENAMENTE.
Belo texto, infelizmente o bom senso e o respeito perderam o lugar para a ganancia, os interesses obscuros e o dinheiro…
Ricardo, sua assessoria me mandou o excelente texto que acabei de ler. Em resposta lhe enviei, além dos cumprimentos, o que escrevi no caranval do ano passado para o site que escrevo.
Sem dúvida alguma o que vc escreveu é a mais pura verdade, ou melhor o mais puro $$$$$$ que é o que comanda este carnaval. sinto falta do bloco COruja com vc no comando, tocando NO CAMPO GRANDE, com as músicas com letras menos bobas e com o romantismo do bom e velho carnval baiano, pena que a evolução no nosso caso, se transformou em involução.
parabéns e abraços.
Ricardo querido, vc disse tudo o q nos Foliões de vdd gostariamos de expressar. Infelizmente ainda nao tive a oportunidade de passar o Carnaval em SSA, mas vendo pela TV, vejo a babação de ovo encima do trio com alguns camarotes, e pra galera msm q curte de vdd lah embaixo nao dao a minima atenção.
Atualmente em SSA é assim: Quem tem dinheiro tem conforto e "exclusividade" de alguns artistas, e quem nao tem se individa para pagar um abada e ser desrespeitado.
Não sou contra os camarotes, desde que eles não estraguem o verdadeiro sentido do Carnaval de Salvador!
Ricardo por isso vc esta aonde esta a tantos anos. Parabens pelo texto!